terça-feira, maio 23, 2006

Guarda o que não presta: por exemplo, a bandeira nacional

“Guarda o que não presta e terás o que precisas” é o que diz o ditado popular.
Os portugueses, segundo e seguindo o ditado, deixaram na janela ou na varanda um trapito esfarrapado e imundo, desde o último campeonato. (Não escrevo as palavras todas para não voltar a ser citada nos blogues dessa coisa). [Quando escrevi isto, em 2006, referia-me ao futebol, tendo este meu blogue aparecido num site de futebol, o que me deixou zonza].


Os estrangeiros, em viagem por Portugal, ficam admirados com isto e perguntam assim:


- Ó filha (oh dear), o que será aquele farrapito que todos os portugueses têm pendurado à janela?
- Deve ser alguma tradição portuguesa, talvez o pano das touradas…
- Mas o pano das touradas é vermelho e este é preto.
- Cinzento!
- Castanho!
- Depende, este, por exemplo, é todo verde!
- Talvez seja uma superstição portuguesa: quando uma rapariga casadoira quer marido, pindura à janela um panito esfarrapado e imundo!
- Ó mamã, (mom) não tem lógica!
- Ah, pois, como os portugueses são pobres, não deitam nada fora nem lavam nada.


Eu, Nadinha, espero que estes ingleses não tenham entendido que se tratava da bandeira da nossa selecção… (natural)… ou seja, da nossa pátria, para inglês ver.


Como diria o meu pai: “Guarda o que não presta e encontrarás o que não presta!”


A prova disto é que estes trapitos estão a ser substituídos por bandeiras novas, para durarem mais uns anos e se transformarem outra vez numa coisa, que não se percebe se é a expressão do orgulho nacional ou do desprezo... enfim...

3 comentários:

Anónimo disse...

Desde muito cedo que me foram incutidos os valores de respeitar pelo Hino Nacional e Bandeira Nacional. A colocação da bandeira tem legislação própria que estipula como e quando deve ser colocada. Choca-me ver o simbolo da Nação banalizada nas janelas, nos carros e até no alto das gruas das obras e aí aprodrecerem. Penso que haverá outras maneiras de apoiar a selecção, sem fazer folclore com coisas sérias. A Bandeira Nacional deve ser hasteada ao nascer do sol e arreada ao pôr do sol.
Daqui a pouco toca-se o Hino Nacional e coloca-se a Bandeira Nacional nas festas e romarias da nossa terra, é só alguém lembrar-se disso e como tudo é permitido é provavel que até achem bem...!
Intebe

Anónimo disse...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»