quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Ainda Gisberta

Gisberta, uma transexual, (ou será que se deve dizer um transexual) assassinada(o) o ano passado por esta altura com requintes de crueldade prolongados no tempo por umas "crianças", tornou-se um caso mediático em Portugal, sobretudo pela disparatada tolerância de que foram objecto os seus agressores.
Vale a pena reflectir sobre isto.
O Brasil está a braços com uma lei que considera inimputáveis as "crianças" até aos 18 anos. Em Portugal são-no até aos 16, mas o caso está agora em discussão, que não está a causar nenhuma polémica, o que significa que se vai manter assim. Vejamos agora o que acontece noutros países:
Nos países escandinavos, são inimputáveis os menores de 15 anos
Na Alemanha e na Itália, são inimputáveis os menores de 14 anos
Em França, são inimputáveis os menores de 13 anos
Na Holanda e na Grécia, são inimputáveis os menores de 12 anos
Em Inglaterra, são inimputáveis os menores de 10 anos.

Tenho ficado com a impressão de que nós somos considerados atrasados quando fazemos alguma coisa diferente do que se faz nestes países. Pensei que esse argumento servia para tudo...

Se houvesse um referendo sobre este assunto, não haveria grande abstenção, mas a aparente falta de interesse dos portugueses pelos referendos significa apenas a falta de interesse e sobretudo de actualidade dos asssuntos referendados.

(Os dados aqui apresentados foram publicados no Jornal Diário de Notícias de 22 /2 / 2007)

Sem comentários: