quinta-feira, maio 10, 2007

Católico(a) eu??? Deus me livre de o ser!

Você é católico(a)?


Eu já fui. Não creio que volte a ser. E Você?
Creio que esta última pergunta é a que nos faz a todos este Papa de Roma. Sem paninhos quentes.
Como sabem os ledores deste blogue, eu gosto deste Papa. Sou suspeita de quê? De apreciar a autenticidade? Eu não gostava nada do outro...
Este Papa, em vez de ir a Fátima no 13 de Maio, como ia o outro agradecer não sei o quê, foi ao Brasil. Parece-lhes coincidência? Só se forem parvos! Coincidência?!


O tio Bento anda a excomungar os políticos católicos que são a favor do aborto. Notem que ele não excomunga os não-católicos!
Um verdadeiro católico pode ser a favor do aborto? E da promiscuidade? E um muçulmano pode beber álcool? E este Papa aprecia os bons vinhos, o que é próprio da Europa.


Será que não estamos a confundir religiosos com ateus?


Creio que um ex-amigo se zangou comigo recentemente por questões deste género. Se os meus amigos não evoluem, é um favor que me fazem em se auto-excluirem dos meus contactos.


A minha dúvida é apenas esta: todos estes católicos não-praticantes, não-cristãos, não-religiosos são ateus? Ou pelo contrário ficaram à espera daquela parte que é asssim: se se converterem à hora da morte vão ... não sei para onde... para o céu. O que é isso do céu? Eu acredito na reencarnação. Ou talvez não acredite em nada.


Penso que, antes disso, devemos tomar uma atitude. Ou sim ou sopas!
Aliás, não sou eu que penso . Fui levada a pensar assim por este Papa e não tinha sido ainda levada a pensar assim por ninguém.
A minha mãe era pouco católica e muito cristã. Achava que devíamos perdoar tudo. Perdoar, reparem.
Uma coisa é perdoar tudo, outra é fazer tudo o que nos apetece. Creio que é esta a diferença.


A outra constatação óbvia é esta:
Todos os que trocam o catolicismo por outra religião cristã andam à procura de regras mais restritas. E de maior fanatismo. Os Jeovás.... por exemplo.
Os que não são crentes não têm voto na matéria. Vocês acham mal que os budistas não comam carne? É fanatismo?
É apenas uma questão de fé.


Se calhar, ao publicar isto vou perder ledores e fregueses, mas eu nunca desejei ser lida por idiotas.


Ao escrever isto procurei problematizar a questão, por me parecer que temos tendência para ver tudo a preto e branco.

3 comentários:

zé lérias (?) disse...

Este papa tem uma grande virtude:
Não esconde a sua simpatia pelos processos que levaram a humanidade a estar tantos anos na escuridão.

Quanto às religiões apetece-me parafrasear alguém que disse:
Sou ateu, graças a Deus

Quem na vida tenha sido vertical na morte tornar-se-á horizontal... e os que curvarem a espinha também

Bom fim de semana.

Nadinha disse...

O alguém que disse que "Graças a Deus sou ateu", estava, com toda a clareza, a criticar a ambiguidade a que me refiro. Repare no título deste post.
O percurso da morte talvez seja vertical. O que sabe você sobre o assunto? O que imagina? O que parece evidente?
Pode um materialista perceber do espírito?
Talvez eu me engane a respeito deste Papa. Como ele é teólogo, um dos melhores, eu tenho lido os livros dele.
Por ser alemão? Não sejamos racistas nem xenófobos.
Se calhar é antiquado. Deve um Papa de Roma ser ultra-moderno? Não estaremos a confundi-lo com o Felinni?
Deveria o Fellini ter sido Papa?
Ou cada macaco no seu galho?
E etc....

Anónimo disse...

Sou Católica, antes de tudo cristã.
Participo ativamente da vida da igreja. Convivo em grupo de oração, esperimento o amor de Deus em cada dia de minha vida... Creio que Deus derrama seu amor e salvará a todos os que crerem em JESUS CRISTO. Sou templo do Espirito Santo assim como você. Amo o Papa e creio que muito mais do que discutir religião, ou criticar uns aos outros, devemos partir do ponto que nos une. Se vc crê em Jesus Cristo então ist nos une e para mim basta.

Deus abençoe a todos os que por aqui passarem.

Fiquem na doce paz de JESUS.