terça-feira, agosto 21, 2007

Socorro! Tirem-me do Paraíso!





Como os ladrões lisboetas ainda não estão informatizados e muito menos lêem o Terra Imunda, vou ao ponto de confessar que me encontro em Cabo Verde.
Esta terra de Santa Maria, na Ilha do Sal, é um Paraíso para os turistas, que não para os autóctones, os quais já vivem razoavelmente à custa do turismo e da pesca, mas não o suficiente para viverem aqui, pois este espaço está ocupado por inúmeros hotéis de luxo e é tudo caro.

Sendo assim, só se vêem estrangeiros europeus, sobretudo portugueses e italianos e emigrantes senegaleses que andam atrás de nós a tentar vender artesanato senegalês, passando-se por caboverdianos.
Finjo que não os entendo e ouço-os dizer que não sou "nos patríciu". Ou seja: nós, portugueses, somos "nossos patrícios" dos caboverdianos, um "povo irmão" e lusófono, pelo que dizem. E já agora, também dos senegaleses. Enfim...

Como não tenho prática de estar na praia, que é a principal actividade daqui, logo no primeiro mergulho que dei, quase parti o nariz*. Estou com a pele vermelha e eriçada do sol, a doer, picada dos insectos que nem um crivo, com a boca inchada e o nariz negro...
Hoje de manhã fui andar de carrinha no deserto, passando a carrinha por cima das pedras, no que aqui chamam pedra-massagem, incluída no preço. Por fim, fomos tomar um banho obrigatório numa salina, onde se flutua na água e se fica cheio de sal até à alma.

Socorro! Tirem-me do Paraíso!

* Nota (escrita muito depois): Parti realmente o nariz, o que se nota nas fotos, mas foi bom porque andava a adiar uma operação que precisava de fazer e não se pôde adiar muito mais. Não quis ir ao hospital em Cabo Verde, por me parecer que não seria bem o ideal... fui aqui em Lisboa e fui operada com lazer... correu muito bem.

Sem comentários: