segunda-feira, dezembro 10, 2007

Direitos Humanos

Diz o nosso amigo Zé Lérias, num comentário: "Faz hoje 59 anos que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos do Homem." Sugere-me, depois, que eu faça um post sobre o assunto.
Assim, sem pensar? Então aí vai.

Lamentemos que, aparentemente, os direitos do Homem não sejam integralmente respeitados em nenhum país do mundo! Em Portugal há tortura policial, nos Estados Unidos há pena de morte, etc.

Comprometamo-nos a respeitá-los, começando pelo nosso interior:
Quantas vezes não ouvi críticas ou comentários sarcásticos a respeito dos negros, dos ciganos, etc... quantos taxistas me disseram que não transportam gente de côr?

Essas pessoas falavam assim, não porque assumissem o que diziam, mas porque esperavam a minha cumplicidade.
Talvez eu me tenha calado. E talvez, ao calar-me, tenha sido cúmplice da opressão de pessoas, que acontece apenas por preconceito, como se a maldade não fosse para aqui chamada.

Talvez o nosso gosto pelo consenso e pela nossa tranquilidade nos faça ser cúmplices, não por maldade mas por comodismo, ou pior, por cobardia...

E, no entanto, são estas conquistas que fazem evoluir o mundo.
Que fazem com que eu prefira mil vezes viver neste tempo do que em qualquer outro, exceptuando o futuro.

Obrigada pela ideia, Zé Lérias

Sem comentários: