quinta-feira, janeiro 03, 2008

Não fumar é não mexer

Fui durante muito tempo uma grande, mesmo enorme fumadora. Entendo muito bem os fumadores e melhor ainda os que não fumam.

Enquanto fumei era imune a toda a lógica, tal como os meus ex-colegas continuam a ser. Vou dar um exemplo.

Um baixinho aproxima-se de mim, agressivamente:
- Apague o cigarro imediatamente!
- Não apago!
- Não ouviu? Apague já o cigarro, ou...
- Vai-me bater? - Perguntei calmamente.
- Não, claro que não. Por quem me toma?!
- Então chegue-se para lá. - E continuei a fumar o cigarro até ao fim, perante o espanto das muitas pessoas que assistiram à cena e que consideravam o baixinho um autêntico Hitler.

Deixei de fumar quando conheci uma mulher doentíssima, que ficava vários dias de cama só por estar perto de quem fumasse.
Nós fumávamos, bebíamos álcool, jantávamos feijoda à transmontana às 11 da noite. Porque éramos saudáveis. Ela ficava de cama só de nos ver fazer isto, ou de respirar o ar que respirávamos.
Até aí eu não tinha acreditado que o cigarro fazia mal aos outros e se me fazia mal a mim o problema era meu, na lógica implacável de quem fumava imenso e nunca estava doente.

Algumas pessoas não acreditam quando digo isto: à boa portuguesa, tentam mil vezes deixar de fumar porque estão preocupadas apenas com a sua própria saúde. E não conseguem.

Perguntem-me o que é preciso fazer para deixar de fumar.
- Ó Nadinha, o que é preciso fazer para deixar de fumar?
- Nada. Não fumar é não mexer.É fácil.
Vocês já imaginaram como é bom não termos que andar sempre a comprar cigarros, a procurar e limpar cinzeiros, isqueiros, caixas de fósforos... É só cruzar os braços e não fazer nada. Juro!

Sem comentários: