sábado, março 01, 2008

Professores tomam o freio nos dentes

Professores portugueses tomaram o freio nos dentes.

Normalmente as lutas, as greves, as manifs e todas as manifestações de protesto acontecem quando as leis ainda estão em fase de discussão, antes, portanto, de serem aprovadas. Normalmente não vale a pena lutar depois disso, depois do facto consumado.

Houve recentemente em Portugal um estranho fenómeno, que se arrisca a ser exportado...
Os professores aceitaram resignadamente as várias derrotas a que foram sujeitos. Deixaram aprovar tudo quanto é lei, sem concordarem com nenhuma. Já diziam, com masoquismo, que os professores são uma classe que não reivindica nada e aceita tudo. O presidente da República, apenas preocupado com a sua reeleição incondicional, (seria uma vergonha se não fosse reeleito como foram os antecessores e rivais), assinou tudo de cruz, embora haja indícios de que tenha hesitado muito. E estava tudo bem... "no mais perfeito dos mundos possíveis"

Eis senão quando sai um estudo internacional e idónio, o Estudo Gallup. Diz ele que, se perguntarmos aos portugueses a quem entregariam eles preferencialmente a condução do país, 42 por cento responde: aos professores, 7 por cento responde: aos políticos. Ou seja, àqueles a quem a entregaram...
Este resultado é idêntico em todo o mundo, com excepção da África muçulmana, que confia em primeiro lugar nos seus líderes religiosos e em segundo lugar nos professores.

Adivinhem o resultado: os professores portugueses começam a pensar: confiam muito mais em nós do que nesta cambada? Ai sim?!
Então vamos ver, esperem aí...

Estão já convocadas algumas manifestações espontâneas de professores e pais de alunos. Depois virão as de professores e alunos. Tão temidas!
Esperem...

Recentemente Sócrates resolveu elogiar muito os professores portugueses, a despropósito, e a Ministra da Educação (Xau Lulu!) mandou publicar no site do Ministério que nunca ninguém de lá chamou "professorzecos" aos professores. Toda a gente ouviu essa curiosa palavra, mas...

Esperemos pelas cenas dos próximos capítulos. Xau Lulu!

Ver Aqui Estudo Gallup

1 comentário:

Anónimo disse...

Xau, Lulu!.....