sexta-feira, março 21, 2008

Abstinência na Quaresma

Adoro a Páscoa, até porque me aconteceu muitas vezes, desde criança, fazer anos no domingo de Páscoa ou em dias semelhantes, mas desde há muitos anos não observo o culto católico referente a esta época, a não ser o folclore que existe ainda em certos sítios.
Antigamente havia muitos dias, muitos mais do que agora, de abstinência da carne. Era um sacrifício, comer peixe em vez de carne. Os pobres, esses não faziam esse sacrifício nenhum, visto que não comiam normalmente carne (nem peixe) e os ricos também não, já que podiam pagar uma bula e comer quanta carne quisessem.
Sempre suspeitei que a "carne" aqui também tem um outro sentido para além do óbvio, mas como não se fala disso porque é pecado... deve haver uma certa falta de esclarecimento a respeito do assunto.
Ora, o que acontece hoje em dia é bem curioso: há ainda muitos dias em que os católicos não devem comer carne, mas como o peixe, hoje em dia, é mais apreciado e mais caro, incluindo o bacalhau, não é grande sacrifício comer peixe em vez de carne. Como se isso não bastasse, muitos comem marisco! Oa, francamente!
Como caminhamos tendencialmente no caminho duma fé verdadeira ou do ateismo completo, penso que os católicos não deviam comer nem carne nem peixe na Quaresma. E muito menos marisco. Vocês não acham?

Sem comentários: