segunda-feira, março 17, 2008

Todos os Ingredientes para quê?

Um conhecido jornalista e também escritor de romances históricos fez um comentário na capa dum romance que se pretende tão histórico e tão "best-seller" como os dele (cito de cor):



"Este romance tem amor, sexo, traição, dinheiro e espionagem, enfim, tem todos os ingredientes".


Pergunto: Tem todos os ingredientes para quê?


Para ser uma obra literária original? Para apresentar um novo rumo da literatura nacional e mundial? Para apresentar algo de novo e ou de construtivo?


Para vender muitos livros?


Era a isto que Garrettt chamava: "receita para fazer literatura original com pouco trabalho". Da lista de ingredientes de Garrett não constavam o sexo nem a violência... outros tempos... mais ingénuos...


Esses autores que Garrett criticava e que ganhavam também muito dinheiro, desses não reza a história e nunca nenhum de nós ouviu falar deles.


De facto, o romance histórico já data dessa época, ou seja, é algo quase arcaico; de facto, o cinema nem sequer acompanha esta tendência economicista das livrarias, das editoras e dos autores... o retorno ao passado, aos tempos idílicos em que ainda não existiam os males do nosso tempo; quanto às artes plásticas: nunca estiveram tão a milhares de léguas da literatura, na sua (dela) ambição de ganhar dinheiro.

O mesmo conhecido jornalista e também escritor acaba de vender os seus livros a editoras americanas, tendo para isso feito algumas alterações para agradar ao "gosto" amaricano, nomeadamente retirar todas as descrições de comida: os americanos não gostam de comida europeia. Esperemos que as personagens históricas europeias não tenham todas começado a comer hamburgers e a beber Coca-Cola.


Sem comentários: