quinta-feira, julho 17, 2008

Língua Portuguesa e Petróleo

Falando de língua portuguesa, não sei se vocês leram uma notícia impressionante. Como raramente vejo o telejornal e nunca até ao fim, não sei se foi falada aí.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, que tem neste momento 8 países incluindo Timor, está a ter muitos pedidos de adesão. Adivinhem de quais países...

Argentina, Guiné Equatorial (foi colónia portuguesa, mas foi trocada com a Espanha por uma terra a sul do Brasil e parece que quer resolver agora esse problema), Ucrânia, Roménia, etc. Para não falar da Galiza e de Macau.
Uma das razões desta súbita paixão pela Língua Portuguesa é que 4 dos oito países que compóem a comunidade têm petróleo. Outra é um assunto actualmente em debate: o valor económico da língua portuguesa. Espero que a outra seja mesmo o amor à portuguesa língua.
como fomos nós, portugueses, que a inventámos e que a espalhámos pelo mundo, espero que sobre alguma coisa para aqui, apesar de não termos petróleo.
Afinal, o petróleo desaparece e a língua fica.
Um dia, com paciência, hei-de mostrar-vos que Camões em Os Lusíadas e mesmo Marco Polo no Livro de Marco Polo já falavam no petróleo, visto que ele existia em certas zonas à superfície da terra.

Sem comentários: