quarta-feira, agosto 13, 2008

Gerações

Fui hoje à agência de viagens, já de regresso a Lisboa, reclamar por ter perdido o avião e por ninguém me ter prestado a assistência a que tinha direito.
A Bárbara, que costuma tratar das minhas viagens, ficou em estado de choque, quase chorou ou chorou mesmo e pediu-me milhares de desculpas.
Todo este episódio confirmou uma opinião que eu tinha sobre a realidade portuguesa e agora também internacional, pelo menos em Portugal e Espanha, mas creio que noutros países também: as mulheres na casa dos trinta anos e poucos homens da mesma casa são claramente superiores, em termos profissionais, às pessas da casa dos 40, 50, 60. Estas últimas, a geração do Baby Boom, não tiveram que lutar por nada, pois tudo lhes foi fácil. Não são competitivas, mas anulam a competição por estarem neste momento em lugar de destaque e de mando.
Na casa dos 30, encontramos pessoas hiper-vocacionadas para o trabalho que têm e que lutaram para ter, tendo ganho a competição. Isto acontece sobretudo com as mulheres, dado que os homens estão à frente, ainda. Quanto à actual superioridade das mulheres, em termos intelectuais e em termos de responsabilidade, basta ver as notas dos estudantes...
Neste caso, e é nisso que eu nunca tinha pensado, quem se sente vocacionado para o turismo tem a noção de que umas férias bem passadas são importantes para o bem-estar e a saúde mental da pessoa que as passa, são o substituto de muitas consultas ao psiquiatra, ao psicanalista, ao médico da coluna, do coração. É importante passar umas férias boas, muito mais do que parece.
As minhas foram óptimas até agora, não telefonei À Bárbara porque não a quis preocupar.

Sem comentários: