sábado, outubro 11, 2008

O medo é o verdadeiro perigo

Manuela Ferreira Leite afirmou, depois de muitos terem dito e inúmeros terem sentido o mesmo, que vivemos um déficit democrático, pois as pessoas têm medo de falar, de criticar seja o que for, de protestar.
Creio que sempre foi assim, mas também acho que agora é insustentável, sobretudo porque, como quase sempre acontece, o medo é maior que o perigo, ou por outra, o medo é o verdadeiro perigo. Já o tenho dito aqui a propósito de vários medos. Por exemplo, no Brasil, senti que as pessoas não andam nas ruas porque têm medo e portanto só andam nas ruas aqueles que são perigosos: se todo o mundo saísse à rua, podia até haver levantamentos de grupos para defender alguém...
Vem isto a propósito de notícias recentes que começam a levantar o imenso véu da corrupção: as casas da Câmara de Lisboa alugadas por 25 cêntimos a pessoas ricas e a empresas, um livro recentemente publicado dizendo que os portugueses toleram bem a corrupção. Depois digo o título, pois não o fixei.
Muitas vezes me surpreendi, depois de ter protestado contra isto e aquilo, por me terem dito que eu tive muita coragem. Coragem? Então qual foi o perigo? Corro algum risco por protestar? Normalmente não tenho essa noção e até fico assustada quando me dizem que fui muito corajosa...
Corajosa? Que é que eu fiz? Apenas exerci o direito à indignação e o dever cívico de criticar o que está mal.
Agora creio que compreendo melhor que, tal como o "respeitinho", o silêncio também é muito bonito. É que, para haver corrupção, é necessário haver cumplicidades. É que as cunhas são o sistema deste país e quase ningém está imune. É um silêncio cúmplice, é o silêncio de quem pensa que são todos iguais... na cunha.
E vocês acham que a CEE vai continuar a financiar um país em que os ricos pagam 25 cêntimos para viver num palácio em Lisboa e mostrar que são ricos e os remediados pagam 1000 Euros para viver numa casita vulgar? E mostrar que são pobres?
É que nós achamos tudo isto muito bem.

Sem comentários: