quinta-feira, novembro 13, 2008

Magalhães e os Ovos

Alguém parou para pensar na razão por que os estudantes portugueses não estão muitíssimo agradecidos ao Governo e aos representantes do Ministério?
Como vulgarmente acontece neste país, toda a gente reage emocionalmente e ninguém analisa coisa nenhuma.
Vejamos: o 1º ministro, José Sócrates, gaba-se e com razão (quero dizer com isto que é verdade), que distribuiu milhares de computadores pelos jovens e pelas crianças portuguesas, sem que nenhum outro governante nunca tenha feito algo de semelhante. É verdade: deu Magalhães aos mais pequenos e Toshibas portáteis com internet de banda larga móvel aos maiores, os mesmos que atiram ovos.
Não é verdade que as crianças e os jovens adoram computadores? Não seria de esperar que se sentissem agradecidos? Os professores têm para oferecer a esses mesmos alunos, como contrapartida, as mesmas aulas monótonas de sempre(os computadores ainda não chegaram a todos os alunos e provavelmente nunca chegarão - os portáteis estragam-se facilmente). Os professores têm sido desprestigiados pela ministra e por toda a gente.
Há professores que são odiados e outros que são amados, mas mesmo estes últimos dificilmente poderiam competir com as carradas e carradas de computadores novos em folha (muito menos os outros).
Como se explica que o Ministério da Educação nem sequer consiga, neste momento, presidir à cerimónia de entrega dos ditos computadores? De facto, supõe-se que também em Baião os representantes do Ministério nem conseguiram entrar na escola para fazer isso...
Outra pergunta, não menos pertinente:
Sendo dado que o tão discutido sistema de avaliação dos professores os obriga a passar de ano praticamente todos os alunos, (mesmo os que não sabem nada), e os deixa quase indefesos quanto ao mau comportamento dos piores, como se explica que estes estudantes estejam contra a ministra?
Como podem estar contra a ministra jovens que sabem ir ser submetidos a exames facílimos como foram os do ano passado?
Sim, é verdade que, com as novas leis, eles podem reprovar por faltas só porque estiveram doentes, mas quem acredita que os professores vão realmente aplicar esta lei, quando estão tão revoltados contra todas as leis?
Nova pergunta: parece ser evidente para muitas pessoas que quem incita os estudantes a estes "motins" são os professores. Não será isto, de novo, ver tudo de forma emocional e não racional? Que professor será tão estúpido que desperte a fera que há em cada jovem e que ele conhece melhor do que pessoa alguma, por lhe conhecer a ferroada dos dentes?
Não haverá outras explicações? Vocês não leram nos jornais que as famílias portuguesas começam a poupar na comida? Na qualidade e na quantidade?
Vocês não leram nos jornais que os estudantes começam a levar para as escolas menos comida e menos agasalhos, ao ponto de alguns ficarem só com o leite, que é grátis para os mais pequenos?
Quando as pessoas que me rodeiam agem de forma excessivamente emotiva e menos racional, eu sinto ser minha obrigação ser racional e menos emotiva.
Porque é que o povo português está a fazer o contrário a respeito desta questão? Por brandos costumes? Por submissão? Ou ninguém está realmente chocado com nada disto e anda tudo a fingir?
Não anda toda a gente revoltada? Não é em casa que os estudantes bebem o descontentamento? Não chegam à escola para aturar professores sem paciência para os ouvir porque andam irritadíssimos, ao contrário dos "pazes de alma" que costumavam ser antigamente?
Alguém lhes dá atenção? Dão-lhes Magalhães.
Não dizem os psicólogos que as coisas materiais não substituem tudo o resto?
Tudo o resto é, talvez, tudo aquilo que costumavam ter.
Há quantos anos está no poder esta Ministra? Que idade têm estes jovens? Que conhecem eles do mundo?
Eles chegaram a este mundo há tão pouco tempo! E querem viver tão depressa! Quem os entende?

1 comentário:

saltapocinhas disse...

muito bem escrito.
parabéns!