quinta-feira, novembro 20, 2008

O Galinheiro - Part Two

Vem hoje no Público um artigo de opinião muito interessante, de Constança Cunha e Sá. Intitulado "A Farsa", diz coisas como esta:
"Toda a gente decidiu aproveitar uma ironia, sem consequências, para montar um circo hipócrita e moralista"
Refere-se, naturalmente, às terríveis "gaffes" de Manuela Ferreira Leite.
A mim, o que me parece é que, como fazem frequentemente as mulheres, incluindo as mulheres na política, a líder do maior partido da oposição diz aquilo que é óbvio e que, por isso mesmo, não passa pela cabeça de nenhum homem dizer.
Então, M.F.L. ataca o governo, o governo sente-se ofendido, ataca-a ainda com mais força e todos os partidos, incluindo aquele de que é líder, esquecem os grandes assuntos de momento para a criticarem a ela, concordando com o partido do governo.
O que é isto? Um galinheiro? Mais um?
Quando M.F.L. disse que as grandes obras públicas que o governo quer fazer não resolvem o problema do desemprego português, mas resolvem o problema do desemprego na Ucrânia e em Cabo Verde, foi acusada de racista e xenófoba.
Porquê? Por ser evidente que os portugueses não querem trabalhar na construção civil e que a nossa prioridade não pode ser resolver os problemas dos outros países? Estava a criticar os ucranianos e cabo-verdianos, ou estava a criticar o governo? É verdade o que diz, ou não é?
É oposição ao governo, ou não era?
Como é que, num governo autocrático, a quem toda a gente reconhece uma arrogância insuportável, toda a oposição concorda com ele, ou , na menos má das hipóteses, se desculpa humildemente das críticas que lhe fez? Estão todos assim tão atrapalhados com o caso dos bancos, ou outros? Estará a oposição a ser vítima de chantagem? Cada um individualmente?
É que isto já tem acontecido.
Até mesmo nesta pequena pátria dos costumes brandos.

Sem comentários: