sábado, janeiro 10, 2009

É muito bem feito!

- É muito bem feito! Seus bandidos. Andam a roubar aos pobres para encherem os vossos bolsos!Ladrões!
Quem fazia estas afirmações era uma senhora de idade com muito bom aspecto, bem vestida e simpática, à porta das Amoreiras, dirigido-se às fotografias de políticos que estavam na primeira página dos jornais, na tabacaria que tem a simpatia de os expor a todos, de forma legível. Apesar do frio cortante, tive curiosidade de lhe fazer uma pergunta.
- Porque é que toda a gente diz isso e toda a gente diz que eles vão ganhar?
- Não ganham não!- disse a senhora, batendo o pé no chão com veemência.
- Dizem que sim...
- Não ganham não! Pensa que o povo não sabe o que se passa? Está tudo na miséria e andam estes a encher-se. Acha que o povo não percebe?
Disse-me, depois, que está do lado dos profesores e que até vai a uma concentração que os profesores vão fazer (eu não sabia nada disso).
- Porque é que vai à manifestação dos professores?
- Porque acho que eles têm razão e porque a tia do meu marido, que já morreu, era professora. E médica. Era professora e médica.
Fiquei a saber que pode haver várias razões para alguém ir às manifs dos professores.
A propósito: o que era muito bem feito era uma notícia que ela me deu e que não vinha no jornal: que o escritório de um político, no prédio dela, tinha sido assaltado.
- Levaram-lhe tudo! Foi muito bem feito! A menina sabe qual é o único canal da televisão que diz a verdade? - Respondemos as duas ao mesmo tempo:
- A TVI (disse ela).
- A quatro (disse eu).
- Pois é. - Dissemos ambas.

Sem comentários: