terça-feira, junho 16, 2009

Ainda Obama

Eu já me tinha apercebido que a situação do direito à saúde nos Estados Unidos é terceiro-mundista.

De facto, basta ver com atenção o Dr. House para constatar as teríveis falhas do sistema, mas é claro que ninguém quer ver isso nessa série, pois não é para isso que ela serve e sim para nos deixar tranquilos e felizes ao ver que o doente foi operado 5 vezes a doenças que não tinha, curou com aspirinas a que tinha e saiu do hospiotal muito saudável e feliz.

Também há algumas reportagens sobre o assunto, mas quem se interessa pelos problemas sociais e económicos da economia mais rica e mais próspera do mundo?

- "Se eles não se preocupam..." - Diremos nós...

Mas agora a realidade é revelada em toda a sua dimensão de hediondez e quase de crime:

50 milhões de norte-americanos, ou seja, 5 vezes a população de Portugal, não tem acesso a cuidados de saúde: ou seja: não vai ao dentista porque não tem como pagar, não se trata, não é operado, não cura as mais variadas doenças, incluindo as fáceis de curar... porque não tem seguro nem dinheiro para pagar aos médicos e às farmácias, aos hospitais, etc.

Obama pretende mudar drásticamente tudo isto.

E ainda diziam, antes desta crise e antes do 11 de Setembro, que o modelo Europeu do Estado -providência estava errado e que a Europa deveria imitar a América!!!!!!!!!!

Sem comentários: