sábado, junho 27, 2009

Mutações

A Albânia fica aqui mesmo: na Europa. Mas o que vou contar e que vi na ARTE TV parece ocorrer noutro mundo ou noutra época.
Dado que a condição feminina na Albânia é muito subsidiária e dependente, algumas mulheres decidem viver toda a vida como se fossem homens.
Não vivem uma vida oculta, todos sabem que são (foram?) mulheres e elas assumem isso.
As razões são várias: tomar conta da família, sustentarem-se porque o marido as deixou, uma delas perdeu as mãos numa explosão e nunca arranjaria marido...

Não mudam nada no corpo e é claro que não podem ter relações sexuais... pelo menos com homens.
Imaginem isto!
VER AQUI (em francês).

Vou falar de um outro caso muito interessante e inverso, o de uma escritora de viagens que era homem e se transformou em mulher.
Trata-se de Jan Morris, de que se publica agora pela primeira vez em Portugal o livro "Veneza". Era casado, teve de se divorciar legalmente, mas, quando o casamento entre mulheres foi permitido, voltou a casar com a mesma mulher e mãe dos filhos que fez quando era homem. Viveram sempre juntas. Viajou muito, a princípio como homem, depois como mulher, o que é uma viagem ainda maior.
Parece-nos tão intransponível a barreira entre homem e mulher, e afinal há quem a transponha pelas mais variadas razões.
VER AQUI

Sem comentários: