sábado, julho 18, 2009

Está a apetecer-me contar-vos isto

Tenho uma grande amiga, mesmo das poucas pessoas, entre as mil conhecidas, que me deu provas de amizade inequívocas... é minha professora de yoga há milénios, ou melhor, foi, pois agora dedico-me ao desporto não-místico... mas foi a melhor que conheci e muitos pensam da mesma maneira. Quem a teve, não quer outra.
Essa mulher tem um filho deficiente severo, talvez autista: não fala, não conhece as pessoas...
A mãe encara isto tão bem, como só alguém que dá mais importância ao espírito do que às coisas terrenas. E até se diverte às vezes e diverte os outros, contando as atitudes absurdas de pessoas aparentemente "normais".
Acaba de me telefonar para irmos amanhã ao Jardim da Estrela passear e ver se vemos a "escandalosa".
Já nem me lembrava disso, mas ri-me às gargalhadas só de evocar o caso... que vou contar.

Íamos a passear no Jardim da Estrela. Parece que este jardim tem fama de ser o sítio dos engates, ou tinha. Uma minha tia do Norte ouviu falar disso: há décadas, no Século Vinte.
A Isabel levava o filho de 20 anos, agarrando-o pelas duas mãos. Eu ia ao lado.
De repente, uma mulher sentada num banco desatou a gritar, numa voz bem colocada e muito sonora de cantora de ópera, chamando escandalosa a uma de nós. Ambas achamos que "a escandalosa" era aquela que ia agarrada a um rapaz muito mais novo (o rapaz até é bastante bonito, mas comporta-se de forma a que não se pode ir com ele a lado nenhum: se estão coisas numa mesa deita-as ao chão, agarra no cabelo das pessoas, etc.)
E então a senhora prosseguiu, em altos gritos:
- Ó sua porca! Sua badalhoca!
Achei que era eu, mas a Isabel acha que eu ando tão limpa que ninguém me podia chamar tal coisa. A Isabel estava um pouco embaraçada, embora eu me risse às gargalhadas.
- Larga o rapaz! Sua badalhoca escandalosa!
Ambas achamos que era a Isabel.
- Mas de que se ri você? - Perguntava ela - Não vê que estou atrapalhada?
- Ó suas (***)! Suas porcas! Badalhocas! Suas escandalosas!
- Bem, eu pensava que era eu, mas ela agora foi bem clara. Somos mesmo as duas! - Exclama, muito aliviada, a Isabel.


Cenas dos próximos capítulos: outros episódios como este, que a Isabel me contou.
Nota: (***)! - Palavra portuguesa, intraduzível para português . Apóstrofe frequentemente atribuída a qualquer mulher.

Sem comentários: