segunda-feira, julho 06, 2009

Renunciar à Nacionalidade Portuguesa

Maria Jão Pires, consagradíssima pianista, ameaça renunciar à nacionalidade portuguesa por se sentir incompreendida em Portugal. Duvido que o chegue a fazer, mas...

José Saramago, consagradíssimo escritor, que nunca seria internacionalmente reconhecido se não o tivesse sido primeiro no país e se não tivesse a promovê-lo o poderoso lobby do PC, ideologia que ignorou quando recebeu aquele dinheiro todo, também fez a mesma ameaça pelo mesmo motivo e acabou por ir viver para Espanha, alegadamente por não se sentir bem aqui. Notem que é possível alguém ir viver para outro país por se sentir muito bem nessa terra, não se sentindo propriamente mal nas outras.

Miguel Sousa Tavares, "consagratíssimo" jornalista e escritor, diz que tenciona ir viver para o Brasil, por estar zangado com Portugal.

José Saramago acha que João Pires pode mudar de ideias (porque será que pensa assim?) e diz que tanto lhe faz que Sousa Tavares vá para o Brasil ou para Marte.
Agora reparem: se estes "consagratíssimos" estão tão revoltados com Portugal, imaginem como se poderão sentir aqueles artistas e escritores que são ignorados ou desvalorizados.
Entre os quais se incluiu, por exemplo, Fernando Pessoa. Que nunca foi, nem quis ir, para lado nenhum.
A mim tanto me faz que estes três vão para Marte ou para a China, mas parece evidente a conclusão de que escolhemos mal os que consagramos e que se somem daqui assim que se apanham com os louros.

VER AQUI

1 comentário:

C.M. disse...

Podem ir embora, não fazem falta, e talvez o ar fique mais puro...

Não gosto de Saramago (excepto no " Todos os Nomes"), Sousa Tavares está insuportável, João Pires nunca me apaixonou: prefiro Glenn Gould...