sexta-feira, setembro 11, 2009

Exposição Encompassing the Globe: Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII


Quando, há uns meses, foi noticiada uma exposição nos Estados Unidos sobre o papel dos Descobrimentos Portugueses, vistos como os pioneiros da globalização, acho que toda a gente gostaria de ter ido lá ver. Ou pelo menos, como diria o meu avô, ia lá se pudesse vir dormir a casa...

Agora que ela está no Museu Nacional de Arte Antiga, às Janelas Verdes, parece que já ninguém se interessa muito. Talvez por ter sido pouco noticada.

Tem objectos muito raros pertencentes às antigas Câmaras de Maravilhas, colecções de objectos exóticos ou feitos de materiais exóticos, tem muitas pinturas e muitos mapas, até porque foi enriquecida com o valioso espólio do próprio museu.
Defeito: os objectos não são explicados no seu enquadramento, quem quiser que adivinhe a sua relação com o tema, ou que assista a uma visita guiada, mas o catálogo é muito bom, vale a pena comprá-lo. Custa 40 Euros e estava esgotado quando lá fui.
Boa reportagem na Revista L+Arte.
Imagem retirado da New York Times, que tem slideshow e inclui na reportagem o tipo de coisa que os portugueses ficam babados por ler (ouvir).
Imagem: "The Drowning of Bahadur Shah La'l Agra" from India (circa 1603-04)
Já agora, é facil usar o Google Translator: é só clicar no lado direito e escolher Google Translate.

Sem comentários: