terça-feira, dezembro 15, 2009

Viagens: por exemplo, fim de ano

Nós portugueses, só sabemos viajar de duas maneiras: indo à aventura como imigrantes para os bairros da lata de todo o mundo (menos à aventura do que atrás da família ou dos conhecidos da mesma terra) ou periplando o mundo em hotéis de luxo, com guias turísticos e tradutores-intérpretes, dos quais nos tornamos dependentes até ao ridículo.

Uma vez na Grécia, vendo que eu viajava sozinha, alguns patrícios tentaram impingir-me uma criatura que também viajava sozinha (alegadamente tínhamos isso em comum) e que não falava nenhuma das línguas do mundo, para além do português básico e bacoco que era o seu idioma.

Isto aconteceu-me algumas vezes: se eu viajo sozinha, obviamente se conclui (à portuguesa) que gostaria de viajar acompanhada. E mesmo acompanhada por uma série de atrasados mentais e, como falo algumas línguas e me desenrasco bem, nada mais natural do que tomar conta deles.
Não gosto de ser indelicada. E muito menos de fazer fretes.

Como é óbvio, nós não sabemos mesmo viajar, tal como não sabemos conviver, nem estar sozinhos.
E por isso, na maior parte das agências de viagens, de que se exclui a espanhola Halcon, não existe a hipótese de alguém viajar sozinho. Ou então existe, pagando o dobro.

Esquecem ou não sabem que, hoje em dia, será perfeitamente natural, como era há décadas para os aristocratas, duas ou três ou mais pessoas viajarem acompanhadas, dormindo em quartos separados, claro.

A mim não me apetece esta promiscuidade de partilhar o quarto com ninguém. Mesmo. Quando tinha 18 ou 20 anos vivi num lar de estudantes e adorei. Mas já não tenho essa idade nem esse gosto intemperado pela boémia. Já não considero, obviamente, que basta viver algo de diferente para se viver de modo aventuroso. Diferente de quê?

Solução: marcar uma viagem pela net ou então, na Halcon. Como em Espanha há muita gente e muitos tipos de pessoas, a agência considera todas estas hipóteses.

Sem comentários: