sexta-feira, março 12, 2010

Violência Escolar

Conheço uma professora que está a ficar surda, num processo progressivo. Alguns alunos massacravam-na, gozavam-na, sabendo embora que ela estava nessa situação desesperante. Havia um em particular... o tipo de pessoa que gosta de torturar as outras. A mãe dele é uma querida. (A professora não conseguiu continuar a dar aulas)

Temos tendência para pensar que, se um estudante é mau e malcriado e agressivo, isso é porque tem problemas. Com esta desculpa, os professores, o regime, perdoa-lhe tudo. São normalmente problemas familiares, mas digam-me vocês:
Quando um rapaz ou uma rapariga têm um feitio insuportável, tremendamente egocêntrico, insensível aos outros, será possível que uma criatura assim não tenha problemas familiares? Só se o resto da família for constituída por santos...

Não acho mesmo nada que todas as pessoas egoístas e perversas sejam o fruto de grandes dificuldades. São muitas vezes, pelo contrário, o efeito de uma grande abnegação dos pais, que só vêm aquilo, sobretudo quando é filho/a único/a. Uso preferencialmente o masculino, porque são normalmente os rapazes a ter estas atitudes.

Sem comentários: