quarta-feira, julho 21, 2010

Ainda a propósito da Índia


Pouco sabemos e pouco queremos saber sobre o que se passa num país como a Índia, que no entanto tem evoluído de forma estrondosa nos últimos tempos, em muitos aspectos, talvez todos.
Politicamente, para além dos conflitos com o Paquistão, que nos despertam interesse por causa da bomba nuclear que ambos têm, há uma espécie de guerrilha maoísta nos estados mais pobres.
Esta guerrilha, que tem feito muitos atentados, nomeadamente a comboios, pretende a independência desses estados e a instauração, neles, do regime comunista-maoísta. Como ainda existe o sistema de castas e os intocáveis, pessoas que nem sequer podem tocar nas outras por serem consideradas impuras, trata-se de uma estranha democracia.
Vê-se na imagem, em Bihar, uma mulher do congresso a atirar vasos de flores, como forma de protesto contra a corrupção do governo. No site, há também um vídeo, e antes disso, a oposição havia atirado microfones, cadeiras e secretárias. E chinelos.
Bem ou mal, a Índia mexe... muito!

2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Bem ou mal, a Índia mexe... muito!

A Índia mexe tanto que, há poucos anos (5 ou menos ainda) o primeiro-ministro era, ele mesmo, um intocável!!! É evidente que naquele país os intocáveis continuam a ser discriminados em extremo. Mas alguma coisa já começou a mexer-se, a um ponto tal que um intocável conseguiu subir na hierarquia de um dos principais partidos (a ponto de se tornar seu líder) e recebeu o voto de muitos milhões de cidadãos, que no entanto continuam a nutrir nojo pelos intocáveis!

A mãe de uma amiga minha, que era de Damão, foi deserdada pela sua família, porque se casou com um goês cristão que não tinha casta. «Sabe-se lá de que casta é que ele vem. Até pode ser um intocável!», disseram os familiares.

Nadinha disse...

Olá Fernando!
Comentário interessante.
Obrigada.