segunda-feira, julho 12, 2010

Tolerância e amor

Vem esta reflexão a propósito, não só do post anterior, mas de algo que vi recentemente na CNN.
Era uma pequena reportagem sobre crimes de "honra". Mais precisamente, mostrava o caso passado recentemente na Índia, em que um jovem casal de apaixonados tinha sido enforcado, dentro de casa, pelos pais da rapariga. Algemados os dois e de mãos dadas, o homem perguntava, de forma patética, que outra coisa poderia ter feito para defender a sua honra...
Como estão diferentes os tempos na nossa sociedade, que também já foi assim: os pais não ousam contrariar os filhos em nada, são muitas vezes dominados por eles... e é com espanto que vemos uma cena como esta, parecendo-nos incrível, ou mesmo impossível.
Quando às vezes fazemos duras críticas à nossa sociedade, esquecemo-nos de como ela evoluiu e podia não ter evoluído, no sentido da tolerância, dos direitos humanos e do amor. Amor que impede a violência, pelo menos física... dar uma estalada já parece mal.
É a ideia de posse que está na base da destruição do outro, dentro da família. Posso destruir algo que me pertence e já não me "serve" (em todos os sentidos desta palavra), se a mentalidade comum me der esse direito.

Sem comentários: