quinta-feira, setembro 09, 2010

Lazareto



Quando a minha amiga X, já referida (tive a intenção de fazer a viagem sozinha e foi assim que a iniciei, mas encontrei no navio uma amiga e uns conhecidos que passaram a amigos e mais umas pessoas que não direi)... e até mesmo uns desconhecidos que também passaram a amigos, acho eu, com a net tudo se torna possível.
Quando a minha amiga X me disse que isto era um Lazareto, pensei: está a confundir. Com estas muralhas, deve ser um forte. Mas depois o guia (da tal excursão de barco pelo porto de Mahon, ilha de Menorca), acabou por confirmar.

Vinham para este lazareto todos os doentes de Espanha que tivessem doenças contagiosas. As muralhas serviam para os impedir de fugir.

Isto impressionou-me vivamente, em termos humanos, sem dúvida e ainda mais em termos ficcionais: é óbvio que muitos foram mandados para lá para que a família se visse livre deles, apesar de serem saudáveis. E isto pelos mais variados motivos, que levem as famílias "honestas e sensatas" a quererem livrar-se de certos elementos: herança, honra, extravagância ou diferença dos familiares, ou seja, honra outra vez...

Podemos imaginar várias hipóteses, para pessoas que lá tenham sido colocadas pelas razões expostas: 1. Apesar de serem saudáveis, morreram com uma das muitas doenças contagiosas que lá se contraíam. 2. Sendo saudáveis, conseguiram resistir a todas as moléstias, tal como os médicos e enfermeiros e: ou saíram de lá, ou morreram de velhos, tendo ajudado uns e prejudicado outros.
Outra hipótese: conseguiram fugir e talvez embarcar para as colónias espanholas... ou portuguesas...

Tantas histórias que existiram na realidade e foram esquecidas! O mundo é feito de histórias esquecidas para sempre. Talvez seja função da literatura lembrar algumas, inventando-as. Uma das funções.

Sem comentários: