terça-feira, setembro 21, 2010

Pacífico... mas pouco


Olhando aqui ao lado para o globinho da terra e vendo o Oceano Pacífico tão grande, somos levados a recordar Fernão de Magalhães, o português que o descobriu e o atravessou pela primeira vez, ao serviço do Rei de Castela.
Navegou desde o Estreito de Magalhães, na América do Sul, até às Filipinas. Como se não bastasse esta lonjura de mar sem terra, os navios ainda apanharam uma calmaria que os fez perder dois meses de navegação. Comeram as solas dos sapatos e um rato do navio valia dois ducados (moedas de ouro).
Fernão de Magalhães acabou por morrer ainda antes de chegar onde queria Queria chegar às Molucas, que era onde se produziam as especiarias, vendidas na Índia através de Malaca. Por via das dúvidas, os portugueses já tinham conquistado Malaca em 1511, mas os espanhóis, ainda antes de lá chegarem, achavam que as Molucas eram espanholas, em função do Tratado deTordesilhas, que dividia o mundo: metade para Portugal, metade para Espanha. Neste caso:

- Eu vi primeiro! - juravam os portugueses.
- Mas está na minha metade do mundo - diziam os espanhóis.

Após a morte de Fernão de Magalhães, por ter tomado parte num conflito regional, os navegadores espanhóis abandonaram todos os navegadores portugueses, incluindo um rapazinho filho de um piloto aventureiro e o respectivo pai, no Bornéu, cujos ferozes habitantes os devem ter massacrado. E regressaram à Europa pelo sul, fugindo dos portugueses e da Índia, onde os havia.

Estes e muitos outros episódios giríssimos, constam do livro

Náufragos, traficantes e degredados: as primeiras expedições ao Brasil, 1500- 1531
de Eduardo Bueno
Editora Pergaminho

Sem comentários: