sexta-feira, dezembro 31, 2010

Alunos não sabem raciocinar nem escrever

Após as imensas gabarolices de Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro, estranhamente, o Ministério da Educação publica um documento afirmando que

Relatório 2010. Alunos não sabem raciocinar nem escrever

Acabo de ler isto no jornal I, o qual traz também uma reportagem sobre "copianços" e o modo como podem agora ser detectados informaticamente em países que usam testes de escolha múltipla.
Afigura-se-me dizer o seguinte: o problema em Portugal tem múltiplas facetas, sendo talvez a primeiro o exagerado facilitismo proposto pelo actual governo, sendo outro que os testes deveriam ser mais rigorosos e exactos, como é o caso dos referidos de escolha múltipla, que podem existir para todas as disciplinas, sendo o terceiro que existe em Portugal uma mentalidade favorável ao copianço. Sempre existiu. Sendo uma pequena corrupção e a primeira, participa da mentalidade geral sobre a corrupção.
Toda a gente se surpreende ao ouvir a história de um rapaz que foi estudar para Inglaterra e pediu a um inglês que o deixasse copiar. Ofendido, o colega considerou que ele o estava a ultrajar por o julgar capaz de ser cúmplice de uma fraude e foi fazer queixa dele.
Quanto ao facilitismo, ouve-se hoje em dia professores gabarem-se de que os seus alunos obtêm bons resultados (notas dadas por eles mesmos), o que, também na sua opinião, significa que ensinaram bem. E que merecem uma boa nota, na recém implementada avaliação de professores, sobretudo se os seus alunos não forem submetidos a exame, porque quase não há exames nessas disciplinas.
Uma minha amiga professora de português (que vocês conhecem bem) contou-me o que vos vou contar.
- Tive uma aluna no 10º ano que vinha com o diagnóstico de dislexia. Quer isto dizer que quase tinha direito a nota positiva a português só por isso, pois era-lhe permitido dar toda a espécie de erros. Eu deveria considerar a resposta inteiramente certa se a ideia geral estivesse certa, embora mal ou muito mal expressa. A rapariga era extremamente malcriada, mal comportada e não fazia nada. 
A primeira nota que lhe dei, num teste, foi 2, de zero a vinte. Foi fazer queixa de mim - no teste seguinte teve 2,5.
No segundo período deixou de ser mal comportada, no terceiro deixou de ser malcriada. Passou com 10 e este ano deixou de ser disléxica. É claro que nunca foi disléxica...
E até me está muito agradecida pela cura milagrosa!

Sem comentários: