domingo, janeiro 16, 2011

Ler a Sina

Um bando de ciganas atravessa a rua dirigindo-se a mim. Uma delas, com ar mais moderno e cabelo mais curto, começa a ler-me a sina, enquanto as outras se afastam.
- Muita gente lhe tem inveja! Há duas mulheres que lhe vão fazer mal...
- Então para me ler a sina eu não tenho de mostrar a palma da mão?
- Não, filha! Eu estou-lhe a ler a sina na testa!
- Ah! E quanto leva por me ler a sina?
- As duas mulheres têm-lhe inveja e estão a preparar-se para lhe fazer mal. Mas você pode evitar. Faça uma salga com terra do cemitério e ponha-a debaixo do seu tapete na porta da entrada.
- Ah! Pois! Eu, por acaso, até já tinha pensado em fazer isso. Dá sempre jeito ter uma coisa como essa debaixo do tapete da entrada... digamos, à mão de semear... e então... como é que se faz a salga?
- As duas mulheres querem-lhe muito mal. Mas há alguém que a pode salvar.
- Deus?
- Não.
- Então quem?
- A Dona Rosa. 
- Quem?!
- Atravesse para aquele lado de lá e pergunte àquelas mulheres quem é a Dona Rosa.
- Fica para outra vez.

Sem comentários: