sábado, fevereiro 05, 2011

A Quinta Juventude (no mínimo)

Terceira Idade? E porque não quarta ou quinta?
Já me fizeram a pergunta  a respeito do Terceiro Mundo, fez-ma uma brasileira, quando o Brasil ainda era Terceiro Mundo, agora o Terceiro Mundo é talvez o nosso. Perguntou-me qual era o Segundo Mundo. E a Segunda Idade? Respondi que não existia tal coisa:
- Porque eu sou a primeira pessoa, tu és a segunda e ele ou ela é a terceira.
Óbvio, não É(ra)?  Então, o Primeiro Mundo é o Nosso, (eu/nós). Mas nós é igual a Eu e Tu. O Terceiro mundo são eles. Pronto. Então:
A Terceira Idade são eles. Ou mais vulgarmente, são elas. Porque eles morrem no princípio da terceira idade e elas continuam, na boa... Prefiro chamar-lhe 3ª, 4ª ou 5ª juventude. Dependendo de cada caso.


Mas tudo isso está também a mudar. Se estes meus blogues têm algum interesse, é esse o principal: mostrar o que muda. Todo o mundo acha que nada muda, ou se mudar, é para pior... só quando é evidente ou mau, ou vem nos jornais e telejornais é que percebem. E é claro que não acreditam em mim.


Bom ou mau, é assim: grande parte dos programas televisivos, cineásticos e geralmente comerciais são feitos para jovens. Como toda a gente sabe, claro.
Mas tudo começa a mudar. Uns cineastas americanos que parecem tão invulgares, exóticos e inovadores, descobriram que começa a haver muita gente dessa Terceira Idade e que essa gente tem muito mais tempo livre e muito mais poder económico do que os jovens. Claro que as agências de viagens também já perceberam isso...
E começa a mostrar-se também a beleza que existe nas pessoas mais velhas. Até agora não se via nada disso, pela ditadura da juventude. Quem fica no meio é que não existe. (Também já não é no meio que está a virtude).

Sem comentários: