quarta-feira, maio 18, 2011

A coelha e a cágada

Num curso de Escrita Criativa que ando a frequentar, a ver se me inspiro, exigiram-me que contasse o conto da lebre e da tartaruga sem nunca usar a letra u. O resultado podia ser melhor, mas... se virem algum u, digam.


Eram três vezes, digo três, por ser a "conta - Jeová a fez", a história da lebre e da alimária chamada cágado. Fémea. Eram amigas, mas destestavam-se solenemente, como se detestam às vezes os amigos, por serem diferentes e opostos: a lebre era rápida, a cágada era lentíssima. E as outras diferenças entre elas eram idênticas a estas.
Contaram-me esta história três vezes de cada vez, "por ser três a conta - Jeová a fez"  e para me ficar para sempre na memória. Até hoje. E é assim, como ides ouvir três vezes.


Certo dia, a cágada desafia a lebre:
- Vamos correr desde esta árvore, a partida, até à meta, ali abaixo. Partimos ambas ao mesmo tempo. Chega você primeiro? Vence a lenta da cágada? Vence a rápida lebre? Veremos! Borá lá?
Espantada, a coelha responde, a rir:
- Bora Lá! Mas, como é claro ser a egas a chegar primeiro, pois a egas corre mais, pode você ir andando. Espero por você três horas, pelo menos e só depois parto da linha da partida.
- A carapaçada, talhada para aproveitar todas as ocasiões, as que fazem os grandes ladrões, os grandes vilões, os grandes peixões e os marmanjões, com grande freima e com maior descaramento, aceita a enorme vantagem e começa logo a corrida, andando às vezes devagar, às vezes ficando parada, tão devagar e tão parada, ao ponto de fazer perder os nervos à coelhita. Em dado momento, a lebre desata a rir. Ri-se às gargalhadas tanto, tanto tanto... De repente, fica com dores de barriga de rir e vai à farmácia mais próxima, comprar três caixas de Kompensan.
Já na farmácia, a dita coelhone encontra a vizinha do andar de cima, a chata. A chata começa logo a lamentar-se do marido, também chato, e da tia, ainda mais chata. E da vizinha da frente, essa então... A coelhone já estava farta e ia a sair, mas a vizinha ainda acrescenta:
- Lembra-se da minha empregada doméstica?... blá blá blá...
Enfim, todos fazemos fretes...
Quando a lebre chega, a correr, à meta... Enfim, toda a gente sabe o resto: a carapaçada já lá estava à espera e satisfeitíssima:
- Estás a ver?
- Sim, claro... mas as lebres, pelo menos, ainda podem desaparecer a grande velocidade para escapar às histórias secativas dos chatos e das vizinhas. Você, pelo contrário, há-de apanhar cada seca! (e narra-lhe o episódio da farmácia)
- Não, está você enganada! Elas não têm pachorra para andar devagar. Começam a contar a história e de repente, no melhor da festa, dizem assim:
- - Olhe, gostei de falar consigo, mas o marido está farto de esperar e o jantar está no fogão e o fogão a gás ligado e, portanto, tenho de ir.
- - Ah, sorte tem você! ... Então deve ser por isso que o nosso país está na parte de trás, comprida e fininha da CEE! Os lentos e os atrasados estão sempre, entre nós, à frente, e nós, as alimárias despachadas, esforçadas e com as competências, perdemos sempre todas as corridas.


(Cenas dos próximos episódios: a cágada e a lebre concorrem às eleições presidenciais. Não perca.)

2 comentários:

Anónimo disse...

Logo no 1.º parágrafo: "E todas as oUtras diferenças eram idênticas a estas."

Nadinha disse...

Já emendei.