segunda-feira, junho 13, 2011

Festa do Santo António de Lisboa, em Lisboa, Portugal

Há sempre algo de novo nesta festa. A noite é para os jovens, o dia e a procissão são para os não muito jovens, os quais estão  a dormir da noitada. Fui lá.
Novidade para mim: tinha visto na net que todos os anos há o milagre do sol e encontrei lá muitas pessoas que falavam dele: as que já o tinham visto, as que esperavam vê-lo. . .
Diziam: o sol fica diferente quando sai a procissão de Santo António. E ainda mais diferente quando o Santo entra na igreja. Muitas pessoas não participam na procissão, elas mesmas mo disseram, pois preferem esperar a reentrada e ver "o milagre do sol". Milagre anual. Repetido. Frequente.
Como sou hiperativa e desportista, limitei-me a fotografar o sol, a procissão, as pessoas e ala, aí vou eu até ao largo lá em cima, Cerca Moura. Vou a pé, claro, (o trânsito está cortado), esperar a procissão, que prossegue, lenta.
Como a procissão demora, desisto de ver o "milagre do sol" e desço a pé da Cerca Moura ao Terreiro do Paço, ao Rossio, etc.
E aqui vão as fotos que tirei. Ao sol, no momento da saída da procissão, pois sei que não verei nada de diferente do usual.
Às pessoas e à imagem do Santo.
Às banquinhas do comércio. Onde pontificam  imagens do Dr. Sousa Martins. E à Inveja. "Escura e feia".





Sol, À saída da procissão


Imagem de Santo António: as pessoas batem palmas à sua passagem e dizem: "Que lindo!" A imagem, com partes de prata, brilha ao sol.




As pessoas colocam colchas bonitas, de seda, à janela, para a passagem da procissão. Este é um costume que existe em todo o país, Portugal (digo-o para os brasileiros que vêm a este blogue)(e outros).



E com a católica religião, a superstição popular. Mezinhas contra a inveja. Rezas ao Dr. Sousa Martins, médico português recente, invocado pelos espíritas como curador...
Significam, isto e o milagre do sol,  que  o culto de Santo António é sobretudo popular. Ainda hoje.




E lá vamos nós. Entre o Céu e a  Terra.




A propósito, quero ainda acrescentar o seguinte: na sua obra O Livro de S. Michele, Axel Munthe afirma que o povo italiano, na época em que escreveu o livro, na ilha de Capri, (lindíssima) acreditava mais em Santo António do que em Cristo.
VER AQUI 


(Para ver, neste blogue, mais reportagens fotográficas, feitas noutros anos, sobre o Santo António De Lisboa, clicar aqui embaixo, no link  Santo António De Lisboa)

3 comentários:

C.M. disse...

Este ano, devido a dificuldades várias e extremo cansaço, não fui à Igreja e à respectiva procissão. Que o Santo me perdõe!

Espero que para o ano possa ir. E, como penitência, irei descalço, a sofrer nas solas dos pés algum martírio por esta alma pecadora! É que prometi ao Santo...se ele se lembrar de mim... quem não precisa de ajuda celestial?

Nadinha disse...

C.M.:
Não creio que o santo, que fez tanto bem, se sinta satisfeito com o seu martírios dos pés e, além disso, pode magoar-se num vidro.
Mais vale dar uma esmola a um pobre, não acha? No www.thehungersite há muitas maneiras de dar aos mais pobres dos pobres.
Embora eu não seja santa, quero que se divirta e desejo-lhe saúde e descanso.

C.M. disse...

Obrigado, Nadinha, eu sei que tem razão mas... que quer? Parece que tal acto tem um significado transcendente...

Vou visitar o site de que dá notícia. E obrigado pelos votos! Saúde e algum repouso são imprescindíveis! Tudo de bom para si!