sábado, julho 23, 2011

Receita que inventei: perú assado com gengibre e castanhas.

Inventei uma receita ótima: perú assado com gengibre e castanhas.
Só há pouco tempo aprendi a cozinhar, pois fui sempre alérgica a trabalhos domésticos. Quando perdi a alergia à culinária, engordei bastante, mas também descobri prazeres inesperados dentro de casa: o de cozinhar e o de comer, pois comia sempre fora.

Foi assim: a minha médica naturista receitou-me perú e chá de gengibre, entre outros alimentos, pois o tratamento é sobretudo o que se come. O chá de gengibre faz-se com bocadinhos de gengibre, mas eu fui  a uma loja comprar. Deram-me um pó picante, que deu um chá picante e horrendo. Resolvi que o melhor era pôr o pó no perú. E resultou. Os orientais assam carne com gengibre, que substitui a pimenta e parte do sal (ou a totalidade do sal, para quem não o pode comer). Como se vê nos romances que hoje nos chegam do Oriente

Receita: deita-se, numa assadeira, bastante vinho branco e um nadinha de óleo, alhos (opcional), que ficam bem en camicia, como se diz em italiano, que é com pele, louro, sal. ou só vinho branco, óleo e sal. Coloca-se por cima o peito de perú (também dá com perna), deita-se um pouco de vinagre sobre a carne, de preferência balsâmico e muito pó de gengibre. Isto na parte que fica de fora do molho. Como o perú tem uma carne doce, o vinagre e o gengibre tornam-no mais agradável. Deixa-se tudo assim, até ao dia seguinte.

No dia seguinte, põem-se as castanhas (descascadas e cruas) na parte em que couberem, mais ou menos por cima da carne, ou assim, acrescenta-se um pouco de sal sobre as castanhas e coloca-se no forno, 20 minutos. Pode ser 25, mas não muito mais.

Quando o cronómetro tocar, vira-se o perú, colocando-o por cima das castanhas e quase fora do molho, ou totalmente fora do molho (o recipiente há-de ser pequeno, para ficar melhor). E deixa-se assar mais 20 minutos, 45 no total. 

Pode ser mais um nadinha, por exemplo, você está a ler um livro, toca o cronómetro, lê só mais um nadinha, vai assando, e como é que acaba isto? Não, tenho de ir virar o perú... não, vou só ler até ao fim do parágrafo, não, só mais esta página, etc...

Da última vez que fiz, foi quando ficou melhor. Vá repetindo, até acertar.

Bon appetit. Vão ver que é ótimo!!! 
Eu nunca soube cozinhar, mas sempre soube comer.

(Hei-de colocar aqui uma foto)

( A minha médica naturista, a quem contei a receita,  diz que as ameixas secas também servem para contrastar com o doce do peru. Ou tomate, que é amargo. Peru guisado com tomate, cebola e ameixas secas. ainda não experimentei, mas hei-de pôr as ameixas no assado. Também é bom com pommes noisettes)
P.S.: comprei agora, em 2012, um forno elétrico e portátil, daqueles do Lidl, e a princípio não saiu bem, talvez por ser demasiado quente. Nesse caso deve colocar-se um papel de estanho por cima, na primeira parte e poderá tirar-se depois.

(Acrescento de 14 de Julho de 2013: em caso de dieta e já que é um assado com pouco (ou nenhuma gordura), em vez de gengibre, colocar açafrão das Índias - fica igualmente bom e com uma cor ainda mais bonita).


Sem comentários: