quarta-feira, julho 13, 2011

Viajar versus Fazer Turismo



Há umas décadas, os portugueses eram todos pobres, incluindo os ricos, que eram quase todos ricos pobres. Ou pobres ricos.
Depois, deixaram de ser pobres e começaram a viver como ricos, imitando o jet set internacional e tornando-se chiquérrimos...

Em termos de viagens, temos agora duas maneiras portuguesas de viajar: em direção às favelas de todo o mundo, como emigrantes, em direção aos hotéis de luxo de todo o mundo, conduzidos por guias turísticos que os desprezam: 
"Não sabem falar língua nenhuma, nem são capazes de ir a lado nenhum sozinhos, sempre grudados nos guias" - Dizia-me, há uns anos, uma guia turística grega, na Grécia, tentando impingir-me uma senhora que não a largava...


Toda a gente diz, em Portugal, a começar pelos agentes de viagens, que para Cabo Verde e outros países como este só se pode ficar em hotéis de 4 ou 5 estrelas, de preferência 5 e, mesmo assim, não se pode comer isto, nem beber aquilo, nem fazer isto, nem dizer aquilo: tudo coisas que não se podem fazer.

Como se vê na imagem, só os pobres dos alemães e os pobres dos ingleses é que se aventuram em casas de hóspedes como esta, que nem tem informação em português. A dormida custa 10 ou 15 euros e também servem as refeições. Tudo coisas que os portugueses não podem comer...
É a diferença entre viajar e fazer turismo.
O que se poupa, dá à vontade para fazer outra viagem. Estar confortável em casa é para quando se está em casa. Em viagem é para ver o que há cá fora. O corpo exausto de caminhar,  a mente exausta de mil sensações, adormecem rapidamente em qualquer sítio.
Mas não se tem mil sensações a viajar em pullmans de luxo. De qualquer forma, aqui também não os há...
LOL
 Algo que talvez surpreenda, é que se encontram aqui em toda a parte casas de banho a brilhar de limpeza, mesmo quando as torneiras não deitam água, que é escassa.
estou no Aparthotel Avenida, 3 estrelas, bastante satisfeita. Os noruegueses estão na Residencial Jenny, também satisfeitos e estiveram no minúsculo e único hotel de Ponta do Sol.
A casa de hóspedes da foto é também em Ponta do Sol, para onde as pessoas vão fazer caminhadas pelas montanhas.

Sem comentários: