sábado, agosto 20, 2011

Provérbios descabidos

Há muitos provérbios, bem como expressões populares, que são descabidos, embora nós os usemos frequentemente, o que é curioso. É  curioso, pois muitos outros, mais sensatos, caíram em desuso há muito tempo, por se referirem a realidades que já nos são estranhas.
Os que refiro são corruptelas de outras frases, ou seja, alterações erróneas.


"Quem não tem cão caça com gato" - imaginem o que seria um caçador ir com o gato para o meio dos montes. A certa altura o gato deixava até de o conhecer e perdia-se, pois os gatos, quando estão a acerta distÂncia do dono, perdem o contacto e deixam de o conhecer. Então seria "Quem não tem cão caça como gato", ou seja, sozinho. Convenhamos que a primeira versão é muito mais gira. É absurda.


Aqueles dois gémeos são iguais, são a cara um do outro "cuspida e escarrada". Isto faz algum sentido, "cuspido e escarrado"? Nenhum. Há quem considere que é a corruptela de frase muito erudita: esculpido em Carrara. Mas existem opiniões diversas.
Esta parece natural, mas deriva de outra mais antiga: "Quem tem boca vai a Roma" era  "Quem tem boca vaia Roma", ou seja, critica a política de Roma. Neste caso passou a querer dizer outra coisa, pelo  menos na Europa, embora se utilize também no Brasil: podemos ir a Roma perguntando o caminho.

"Não páras quieto,  parece que tens bichos carpinteiros" - o que são bichos carpinteiros? Talvez seja melhor: "parece que tens bichos no corpo inteiro"

"Cor de burro quando foge" deveria ser, ou era, na sua origem "Corro de burro quando foge" .

Enfim, outros haverá, quem quiser pode acrescentar alguns como comentário.


Sem comentários: