domingo, outubro 16, 2011

Os PIGS que paguem

O dinheiro das contas públicas, até agora, chegou para todos. Foi um fartar vilanagem, mas nós estávamos muito satisfeitos a gastar a parte que chegava para nós. Agora não chega.
Portugal é designado como pertencendo ao grupo dos Piigs (porcos) Portugal Irlanda Itália Grécia e Espanha. Esta designação é  a melhor maneira de combinar aquelas letras, mas também exprime a ideia de que os nossos problemas específicos derivam da corrupção. Digamos que os países do sul têm uma grande corrupção. Mas a Irlanda não é do Sul. Que têm todos estes países em comum? 
- A religião católica.
Será que a religião católica permite, ou até mesmo, fomenta a corrupção?

Agora vê-se para onde foi o dinheiro e é provável que os responsáveis acabem por ser responsabilizados. Há quanto tempo digo eu no blogue que é necessário meter na cadeia esta gente que tem estado no poder? Uma seguidora do Terra Imunda, que vive em França, diz que este blogue tenta agitar, acordar as pessoas... o título diz tudo, não?

Duas notícias fazem a actualidade neste aspecto (clicar por cima)

383 milhões em offshores


Vocês não achavam estranho que Sócrates estivesse sempre satisfeito e bem disposto, quando tudo corria mal? Talvez porque, para ele, isso significava que estava tudo ótimo?

Médico da Caixa ganhou 800 mil euros num ano


É claro que um médico da caixa não pode ganhar isto, mas, por que razão não foi detetado antes? Quantos mais haverá, em situações idênticas, médicos e outros de outras profissões? Para quem vai o dinheiro que agora nos falta? Tanta miséria em Portugal e tanta inexplicada riqueza! Que até faz questão de se exibir, mesmo em tempos de crise!

Há males que vêm por bem. É indigno que esta falta de moral em relação ao dinheiro seja uma norma no nosso país. E até há um ditado popular que o diz claramente:
"O dinheiro não tem cor".

Sem comentários: