segunda-feira, outubro 24, 2011

Onde começa a corrupção e onde acaba a cauda das caudas

Ver esta notícia: clicar por cima:

Plágio alastra nas universidades portuguesas

Citando: "E há até quem faça teses a troco de alguns milhares de euros."

Nem vamos tão longe. Toda a gente copia e toda a gente acha normalíssimo copiar. Que leis temos contra esta actividade (copiar), que nem tem propriamente um nome?

Sim, a notícia do Expresso é verdadeira: a mim, foi-me proposto fazerem a minha tese por 1000 euros. Como eu andava com falta de tempo para a elaborar... Coisa chata: a tese do criaturo que me levava 1000 euros, não foi aceite... problema dele: o meu teria sido ter perdido os mil euros e ainda chumbar. O que, provavelmente, aconteceu a muita gente. Mas não a toda a gente.

E ainda existe o copiar, por exemplo.
Lei francesa: quem for apanhado a copiar no Bac, exame correspondente ao do 12º, é julgado. A pena pode ser ficar 5 anos sem poder realizar nenhum exame, incluindo o da carta de condução. A pena máxima, provavelmente não aplicável por obsoleta, é ser interdito, para sempre, de fazer exames.

Temos demasiadas leis, mas ainda não temos as suficientes. O que acontece em Portugal, a quem for apanhado a copiar no exame do 12º? Nada, claro.

Sim. Quem tem problemas em Portugal são só os bons. 
Os que não copiam ficam atrás dos que copiam. 

Os fraquitos e que copiam, têm 10, depois de terem tido negativa, mas... tadinhos...
Os muitos bons nunca têm 20. Os bastante bons raramente têm 18 ou 19...
Os que não sabem ler, entre aspas, têm 11 ou 12...
E asim é espoliado este país, enquanto muitos são apanhados distraídos,  a trabalhar... e talvez nem percebam que muitos, muitíssimos, não fazem nada e ficam à frente. Pelas razões que acabo de explicar e por muitas outras.

E sobretudo, pela mentalidade.

Sem comentários: