terça-feira, março 06, 2012

A miséria: esse país recôndito





VER AQUI

Uma minha amiga que é professora de Português do Ensino Secundário, estando a lecionar a peça Felizmente há luar!, apesar dos pesares de não ser grande obra, expõe, naturalmente, aos alunos, a temática tratada, relacionada com  a ditadura salazarista. Conta-me o seguinte:

Ao falar hoje aos meus alunos sobre as deficitárias condições das pessoas na ditadura salazarista, homens trabalhando de sol a sol com 7 filhos, passando fome, eu mesma tive a noção da irrealidade. Terá sido mesmo assim? - quase me perguntei, quando me perguntaram se estava a gozar. Ou a exagerar.
Os meus alunos são de direita, muito religiosos, muito cristãos.
Custa-lhes a  crer e quando crêem ficam tristes.
Eu também. Sobretudo quando me lembro de que, em muito países do mundo, ainda hoje é igual, ou talvez até muito pior.

E também arrepia pensar que, se calhar, os pobres do hemisfério norte estão, de certa forma, protegidos.  Os pobres do sul sempre foram mais pobres. Talvez por serem mais escuros... 

Sem comentários: