quarta-feira, junho 13, 2012

Festa de Santo António de Lisboa








Não gosto da noite de Santo António de Lisboa por ser muito bagunçosa (tal como o São João no Porto), mas gosto do dia. Voltei lá, para fotografar para vocês.

São atribuídos grandes poderes a este quadro de Santo António, situado na capela com o mesmo nome (de Santo António).
Há uma década, mais ou menos, esta pintura nem tinha vidro, e toda a gente esfregava nela tudo o que quisesse. Agora, pede-se a umas meninas e a umas senhoras que façam isso. Meninas e senhoras que estão lá de propósito para o efeito. Mas quase só tocam com os objetos.

Encostam-se ao quadro velas, flores, documentos, fotografias, e nesta última foto, bolos. Ou melhor, é o chamado pão de Santo António, umas bolas pequeninas de trigo sem fermento, que nunca ganha bolor nem apodrece. Que nunca se estraga, posso confirmar. Só fica duro. E isso também é atribuído ao santo.
Também há quem "esfregue"roupa interior, dentro de um saco de plástico. O santo, alegadamente, abençoa esses objetos.

O ambiente, na capela, é de descontração e alegre convívio. Como se vê.
A propósito, no Brasil, hoje é o dia dos namorados. Em Portugal, antigamente, também era assim: Santo António no Sul, São João no Norte.






Na parte antiga da capela, onde era o quarto de Santo António, hoje dão a beijar uma relíquia, um osso da cara. Sumi a sete pés quando me disseram que era isso que estavam a beijar. 
Na capela, em cima, (última foto) havia também um osso do braço, e creio que havia uma terceira relíquia na Sé. Parece que estas relíquias são expostas todos os anos no dia 13 de Junho.




(Para ver, neste blogue, mais reportagens fotográficas, feitas noutros anos, sobre o Santo António De Lisboa, clicar aqui embaixo, no link  Santo António De Lisboa)

Sem comentários: