domingo, junho 24, 2012

Joana Vasconcelos


Foto de Luís Vasconcelos

Ao mesmo tempo que a seleção portuguesa ganha muitos jogos do Euro, Joana Vasconcelos é a primeira mulher e a/o artista mais jovem a expôr no Palácio de Versalhes, apesar da sua obra extravagante e feminista. Mas, ainda assim, popular, ao que parece.
Os sapatos feitos de tachos ficam bem nesta sala, a Sala dos Espelhos a sala do narcisismo e do luxo do corpo... :)

Então, o que é que está mal em Portugal? As pessoas não... 

Ver aqui artigo muito elogioso do crítico de arte francês Philippe Dagen, no jornal Le Monde, que também explica as obras e inclui algumas fotos.

Joana Vasconcelos, une femme un peu trop libre pour la cour du Roi-Soleil



As inúmeras porteiras (concierges) e empregadas de limpeza portuguesas que trabalham em Paris, algumas destas últimas, seguramente na Palácio de Versailles, poderão agora identificar-se com: as panelas dos sapatos da Cinderela / Marilyn, as rendas de bilros e outras rendas e bordados portugueses, os "Corações Independentes" do fado, da filigrana portuguesa e das colheres de plástico e ainda com a sua conterrânea, que ora lhes entra pela porta da frente, pelo grande esplendor do Palais, exuberante, irónica, contestatária, espalhafatosa... rica? 

Mas, se calhar, nem sequer lá vão... talvez não saibam de nada... talvez só entendam de tachos e de panelas e de rendas de bilros e de bilras ( birras?) e de corações muitíssimo dependentes...

Apesar das críticas que frequentemente se fazem em Portugal a esta artista, acusando-a, sobretudo, de ser a artista do regime, um regime acéfalo, e sem discordar, necessariamente, dessas formulações, constata-se que é preciso ter muita garra para fazer o que se vê na foto.

Ver aqui página da artista

Sem comentários: