terça-feira, julho 03, 2012

Tímidos informáticos, tímidos no Facebook e tímidos MESMO!!!!

Quando comecei a aprender informática, era o desespero dos professores. Avançava a grande velocidade, tentava, experimentava, como se deve fazer, mas depois, nem eu nem eles sabíamos voltar atrás. Nessa época, ninguém percebia muito do assunto....
Fiquei a saber que não sou nada tímida, no aspeto informático. Chama-se "tímidos informáticos" àqueles que só fazem o que sabem fazer, com muito cuidado e muito devagarinho. E que talvez não sejam nada tímidos na realidade real.

E agora, no Facebook? 

Os que não são tímidos informáticos tendem a não ser nada tímidos no Facebook, porque se sentem bem numa "Second Life" com relações virtuais. Os que são tímidos informáticos são tímidos no Facebook e talvez não na realidade lá fora.

E quando se encontram? Aí é que a coisa se complica. Pessoas que conversam todos os dias nas redes sociais ficam envergonhadas e sem jeito numa relação a 3 dimensões, outras comportam-se muito naturalmente, mas o que conta é, sobretudo, saber quem pediu amizade: se me pediram amizade eu sinto-me à vontade, mas se fui eu que pedi...

Bem, é que o relacionamento nas redes sociais não tem nada a ver com o relacionamento normal. Além disso, é um relacionamento muito jovem. 
Onde é que se viu duas pessoas francamente adultas irem a passar na rua e de repente pedirem a amizade uma à outra? E que amizade é esta do Facebook? Para durar? Para exportar para fora da Net?
Ainda ninguém sabe a resposta a esta e outras perguntas.


Sem comentários: