quarta-feira, agosto 08, 2012

Bloomsday? E por que não o dia do Dessassossego?

Sabem o que é o Bloomsday?


É um dia feriado na Irlanda, para comemorar o dia narrado no romance Ulisses, de James Joyce. A obra refere a "odisseia" de Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de jinho de 1904, pelas ruas de Dublin, fazendo apenas coisas vulgares. É um livro imenso e chatíssimo, que pouca gente consegue ler até ao fim (a Nadinha nunca conseguiu, apesar de ser uma leitora compulsiva que até lê cartas, cartazes, listas de compras, ementas, etc).

Aparentemente, os poucos que conseguem ler até ao fim, adoram. 
No dia 16 de Junho na Irlanda e noutros países, celebra-se este romance, por exemplo, comendo o que comeu o Bloom, fazendo o que fizeram as personagens, o que é obra, dado que não fizeram nada de anormal.


Parece claro que, sendo a Irlanda um pequeno país muito nacionalista e orgulhoso, valoriza o pouco que tem.

E se nós fizéssemos o mesmo, em vez de embandeirarmos em arco porque tivemos uma medalha de prata nos Olímpicos que foi quase de ouro? E que é uma vergonha por ser tão pouco. Mesmo que fosse uma única vitória em ouro. 


O dia do Desasossego, o dia dos Maias, o dia do Amor (de Perdição), o dia da Blimunda, o dia... não digo mais por serem demais os livros bons. O dia do tio Luís (de Camões), o dia da Menina e Moça, o dia do tio Gil, em que se comia cabrito como no Auto da Índia, ("a metade dum cabritinho")...



O primeiro, dia do Desassossego, talvez seja o mais viável, dado que a Casa Fernando Pessoa já o tem, juntamente com várias ideias ligadas ao desassossego, propostas pela sua atual e ótima Directora, Inês Pedrosa. E que a palavra é muito expressiva, sendo que tudo e mais alguma coisa pode ser feito neste dia...



Poderia começar pela Câmara de Lisboa, tornava-se feriado em todo  o país, depois no Brasil... até já temos o precedente de o nosso dia nacional ser o de Camões, um poeta...


O dia do tio Pêro: da "Carta do Achamento do Brasil", dia que tinha pano para mangas. Na verdade, tinha pano para um fato. Facto? Fato? As pessoas poderiam fantasiar-se de Índios e de Descobridores, poderiam fazer muitas coisas que são narradas... nadar, andar de barco, sei lá... comer o que deram a comer aos índios no nau capitaina... até podia ser um dia de nudismo.

Vou enviar esta proposta à Casa Fernando Pessoa. Aos políticos não dou ideias. Roubavam-mas e ainda me acusavam de plágio. E tinham logo equivalência a escritores.

Sem comentários: