domingo, junho 23, 2013

Exame de 12º de português e inspiração pimba.

O examinador, desta vez, escolheu um poema muito pouco conhecido de Pessoa / Reis, sobre os modos como, na velhice, podemos evocar as reminiscências da infância. Entre vários, propõe que se reiventem as recordações, de modo a  que as verdadeiras memórias não tragam demasiado desassossego à velhice.

Tudo muito adequado para jovens que acabaram de completar 17 ou 18 anos. Que "perceberam tudo", claro. E até acharam muito fácil.

Mas o problema não se fica por aí. Nos cenários de resposta e critérios de correção, o examinador propõe uma leitura arrevesada e mesmo descabida do poema, sobretudo no respeitante à pergunta / resposta 4. 
Assim, o aluno deverá mencionar a "noite da vida", expressão que não aparece em lado nenhum, mas que o examinador inventou e considera simbólica da velhice.

O último verso do poema é "há só noite lá fora" - Se deduzimos e bem, que Reis e Lídia estão à lareira na fase da velhice, então como entender que a velhice "noite" esteja lá fora? Está neles e não lá fora, portanto, noite não pode aqui ser entendida como metáfora ou símbolo da velhice, ou seja, este critério está errado.

Era ótimo, se fosse a letra para uma música pimba! Intitulada "A noite da vida".

Sem comentários: