quarta-feira, julho 31, 2013

Andamos todos a brincar aos pobrezinhos

Esta frase "brincar aos pobrezinhos" veio mesmo a  propósito da situação de crise que o país atravessa.

Quando a li no Expresso, em caixa, não percebi o que queria dizer, mas parece-me que ninguém percebeu: uma  filha-família queque diz que passa férias na Comporta, a "brincar aos pobrezinhos".

Por aqui se vê como as nossas elites são... completem com  palavra que acharem bem.

E no sábado vai haver uma invasão da Comporta por um bando de "pobrezinhos" arrebanhados à pressa no Facebook. Está tudo doido.

Coloco aqui um link para uma crónica interessante sobre este tema, que diz isto:

" Para [Warren] Buffet, o direito de herança que faz dos filhos dos ricos ricos e dos pobres pobres significa querer ganhar os Jogos Olímpicos de amanhã com os descendentes da equipa dos jogos de há 40 anos."

"Talvez por isso, Warren Buffett assumiu, numa entrevista a CNN, que "há guerra de classes, com certeza, mas é a minha classe, a classe rica, que está a fazer a guerra, e estamos a ganhá-la". Recordou ainda que só paga 17% de impostos, enquanto os seus empregados pagam 33% ou 41%."



Conclusão: enquanto decorre a luta de classes referida por Warren Buffett, não apenas rico mas uma das pessoas mais poderosas do mundo, uma luta de classes que nos passa despercebida, nós andamos todos a brincar aos pobrezinhos e um dia paramos de brincar e acordamos... pobrezinhos. Ou já somos?

Sem comentários: