sábado, agosto 17, 2013

Animais de Istambul













Os animais também distinguem um país e uma cultura, pelo modo como são tratados. Na  Índia, que acho parecida com isto aqui, poucos fugiam das pessoas, e recentemente os golfinhos passaram a ser considerados como  pessoas não humanas.
Há dois animais que aqui chamam a atenção: os gatinhos, muito meigos e confiantes e o facto de circularem numa cidade enorme, mesmo nas grandes avenidas, o que nunca vi. A primeira vez que um gatinho vreio ter comigo a miar, à noite, deduzi que se tinha perdido e fiquei cheia de pena, espero que não tenha sido esse o problema.
O outro animal é uma rolinha castanha muito querida, que não foge de nós e que anda muito pelo chão, em toda a parte.

No primeiro dia estive no parque Taksim, que adorei, embora não tenha percebido que foi por quererem construir lá uns hotéis que houve a primavera turca. Tem muitos animais, desde galinhas e corvos, até cabras que parecem ter dono, porque estão amarradas. Depois faço um post sobre isso.

Agora estou na Capadócia, num hotel muito bonito, no meio de sítio nenhum. O hotel de Istambul era fracote, mal consegui dormir porque as cortinas não tapavam a luz e o ar condicionado não arrefecia mas fazia muito barulho e não se podia desligar.
Fotos:
Essas cadeiras e a mesa estão à porta de uma loja de roupas desportivas, para quem se quiser sentar, mas nunca consegui sentar-me em nenhuma, por falta de hábito, tenho sempre a impressão de que as cadeiras pertencem  a alguém. O gatinho está à vontade com a cadeira e todo dengoso comigo.

Mesmo ao lado, três gatinhos que pertencem a uma oficina, ou garagem, não percebi. Em Lisboa hei-de por mais fotos nos mesmos posts.

Em Portugal existe a designação de rolas turcas. Devem ser estas.

E vejam onde estavam as rolinhas a fazer o ninho... Ampliar. o dono da loja ria-se para mim, orgulhoso e feliz das suas rolas turcas.





Sem comentários: