sábado, agosto 17, 2013

Istambul - livros




Não gosto daqueles livritos para turistas com fotos e mapas, que afinal também existem aqui, mas em sítios muito restritos e alguns só em turco ou árabe. São úteis no momento, mas depois não servem para nada porque a Internet é mais atualizada e tem as mesmas coisas.
Ao contrário, este livro é maravilhoso: memórias de Istambul do prémio Nobel da literatura Orham Pamuk, que sempre aqui viveu e sempre na mesma casa em que nasceu.
Diz ele que Flaubert afirmou que, dentro de cem anos, Istambul seria a capital do mundo, mas que, com a queda di império otomano, o mundo quase esqueceu a Turquia.

De facto. Eu não tinha grande curiosidade de cá vir, a não ser por causa da primavera turca e porque já fui a todosos sítios que desejava conhecer, alguns várias vezes.
Mas Istambul é apaixonante e já me apetece regressar, até com mais tempo. Porque o Império Otomano foi importantíssimo, tem uma longa história, uma especial cultura e vestígios de tudo isso, por toda a parte. Diz também Pamuk que, para colocar canos da água ou algo assim, é preciso proceder com cuidado, pois é provável que haja túneis e outros vestígios.

E, além disso, as pessoas ficam todas contentes por me verem com o livro de Pamuk.

Sem comentários: