quarta-feira, agosto 14, 2013

Istambul






O único lugar que conheço nesta cidade e todo o mundo conhece é a praça Taksim, onde tem havido manifestações.
Mal saio do hotel para explorar as redondezas, vejo um autocarro que diz Taksim. Entrei. Não estava na paragem, mas tinha porta aberta.
Fui parar a um sítio qualquer, muito bonito, à beira mar. Amanhã tentarei ir numa visita guiada. Às quartas feiras não há e ainda bem, pois gosto de deambular e de fazer exercício.
Esta gente só fala turco, até mesmo os taxistas próprios para turistas. Afirmam falar inglês, mas não deve ser o mesmo inglês que eu falo.
Depois entrei em vários autocarros: mostrei os 2 Euros que me parece ser o preço, mas as pessoas a quem tentei impingi-los abriram os braços, encolheram os ombros e disseram uma frase em turco, sempre a mesma. Saí onde me apeteceu, sem pagar e ninguém pareceu importar-se com isso.
O taxista que me trouxe ao hotel era simpático, mas nem tentei falar com ele, apenas lhe mostrei o papel com a direção.
São todos muito simpáticos, embora ninguém fale uma palavra que se entenda.

Sem comentários: