quarta-feira, agosto 07, 2013

O Papa que agrada mais a ateus e agnósticos do que à "Santa Sé"



Nas páginas do Facebook deste Papa, aparecem pessoas a dizer que se reconciliaram com  a Igreja Católica, sendo imediatamente acolhidas por católicos convictos, outros dizem-lhe que são ateus ou agnósticos, ou de outra qualquer religião, declarando-lhe, contudo, que gostam dele. Em todas as línguas.

Pelo contrário, Francisco parece não agradar nada à auto-designada "Santa Sé" e muito menos à auto-designada Opus Dei (Obra de Deus).

Os sinais são inequívocos, a começar por desmentidos do Vaticano a falas em direto do Papa, a atos menos claros, como a proibição da venda dos seus livros nas livrarias da Opus.

Esperemos: à suspeita de assassinato e ocultação do mesmo, dentro dos portões do Vaticano, de João Paulo I, não poderá agora acontecer uma morte súbita deste, tão vaticinada por ateus e agnósticos. Seria demasiado óbvio. Mas a limpeza que Francisco está a fazer, proibindo que prelados sob suspeita de crimes se mantenham dentro de portas, a sua confraternização nada elitista com o povo, o conselho dado aos jovens, no Brasil, para serem contestatários e até mesmo revolucionários, a crítica implícita e explícita ao luxo e poder do clero, até pela adoção do nome Francisco, como o de Assis, deixam um justificado receio pela sua sobrevivência física...


Por outro lado, a atitude do Papa Francisco inscreve-se nas exigências nossa era, que pede maior pureza, maior convicção e grande coerência, a todos os níveis e a toda a gente. Os rapazes já não vão para padres para fugirem ao pesadíssimo e miserável trabalho agrícola, pelo menos na Europa. Sendo assim, devem cumprir os votos que aceitaram fazer. Todos. Mesmo que não concordem com todos.

Mas não confundir coerência partidária ou institucional com COERÊNCIA propriamente dita. Que é frequentemente o seu oposto.

Ficamos à espera da ordenação das mulheres. Quero assistir à primeira missa de uma ou duas teólogas que muito admiro, mil vezes mais inteligentes, mil vezes mais cultas e  mil vezes mais vocacionadas do que qualquer padre da mesma idade. E creio que algumas já dizem missa às ocultas.

Mas não prometo reconverter-me ao catolicismo: o passado histórico não deve ser ignorado e existem outras religiões. 

E não esquecer que Bento XVI preparou o terreno para o aparecimento de Francisco. Talvez até se tenha sacrificado por ele, apesar da sua humana vaidade.

A foto (da net) mostra dois homens, simplesmente vestidos, talvez cheios de dúvidas perante o "silêncio de Deus", como dizia Bento XVI, mas resplandecentes de HUMANIDADE. E de ESPIRITUALIDADE.


Sem comentários: