domingo, outubro 13, 2013

Os mortos não protestam, os velhos são senis, os vivos morrem de medo e de cobardia




Quando Mário Soares morrer, todos dirão o que digo agora a seu respeito, mas, em Portugal, há um culto dos mortos, porque os mortos não falam, não protestam e nós detestamos a contestação. O respeitinho é que é muito bonito.

Décadas depois de terem morrido, valorizamos as atitudes revolucionárias de figuras como Natália Correia e outros, sobretudo porque nada mudou entretanto. Por nossa culpa.

Enquanto ainda fala, ouçamos o que diz Mário Soares sobre a política. Pelo contrário, andam a dizer que está velho, que está senil, o que é uma falta de respeito para com os idosos e um insulto para com ele.
Muitas vezes me irritou, claro, mas não comparemos Mário Soares com o Cavaco Silva, Passos Coelho, ou Sócrates. Soares esteve preso, esteve no exílio, durante décadas só teve sofrimento, perdas e derrotas pessoais por ser político. Os outros só tiveram ganhos e que ganhos!    

Assistimos a um país em que ninguém tem coragem para falar no seu emprego, ninguém tem coragem de dar opiniões diferentes das dos "chefes", porque José Sócrates Pinto atribuiu grandes poderes aos "chefes.

  1. Assistimos a um país em que ninguém tem coragem para falar dentro do seu partido, nem em lado nenhum, em que a corrupção é comummente aceite, em que é antipático denunciar ou protestar. Quem tem coragem, corre o risco de ser considerado louco, senil, parvo, ou um perigoso dissidente.

Ouçamos o que diz Mário Soares:

Mário Soares diz que alguns membros do Governo são “delinquentes”


Antigamente comparavam Mário Soares com Álvaro Cunhal, considerando que Cunhal era superior, porque sofreu mais, porque foi torturado. Comparemo-lo agora com esses corruptos, que só conhecem, da política, as vantagens do poder.

Sem comentários: