domingo, novembro 03, 2013

O Dia das Vacas - Na índia e no Nepal - é Hoje






(Caminho para a caixa do dinheiro) (Foto da net)



(Fotos da net)

O dia mais importante do Festival Tihar ou Festival das Luzes, no Nepal, é o dia das vacas, o animal mais sagrado. O dia chama-se 'Laxmi puja'.

Logo pela manhã elas são alimentadas com comida deliciosa, antes de toda a família. É-lhes desenhado uma Tika na testa (um sinal vermelho) e são enfeitadas com grinaldas. E é venerada.

É o dia da deusa da riqueza. Com antecedência a  casa é limpa, porque a deusa da riqueza gosta de limpeza e uma parte da parede junto à entrada é pintada de vermelho, colocando-se lamparinas de óleo em todas as entradas e janelas.

É então desenhado o caminho desde esse local até à caixa do dinheiro e dos valores, que se guarda de geração em geração. Todos os anos, neste dia, acrescentam-lhe algum dinheiro. Esses valores só são gastos em casos extremos.

De noite realizam-se vários rituais para a deusa da prosperidade, Laxmi e depois disso, começam em casa os jogos a dinheiro, permitidos neste dia.

Também nesta tarde as raparigas vão de casa em casa cantando canções à deusa e são agraciadas com doces e outras guloseimas.

A festa continua pela noite fora, já que é este o dia mais importante e que não se trabalha nestes 5 dias.
Amanhã será o dia do boi castrado e depois, o dias dos irmãos (no masculino).

É também hoje que a deusa Laxmi, companheira do deus Vishnu, o que sustenta o universo, desce à terra para encher de vida a planta do arroz. A partir de amanhã, se espremer uma vagem dessa planta,  surgirá um leite branco.

E esta noite é permitido e aconselhado roubar qualquer coisa ao vizinho, de preferência uma planta de curcuma dourada, que simboliza o ouro. Contudo, se roubar algo de valor, deverá devolver.

Sei tudo isto por ter no Facebook um amigo virtual nepalês, que gosta de mostrar estas coisas ao inúmeros amigos ocidentais que tem. Pediu-me amizade através de uma amiga comum norte americana. Todos nós agradecemos, pois não deve haver nenhuma festa que nós vivamos com tanta intensidade. Até no Natal se pergunta constantemente, numa constante condenação da convenção e da ilusão: "Ainda acreditas no Pai Natal?"

(Este blogue orgulha-se de fornecer informação em português sobre este e outros temas relativos a tradições, costumes e religiões do mundo).

VER TAMBÉM NESTE OUTRO BLOG, que coloco aqui como favorito

Sem comentários: