sábado, março 01, 2014

Os amores de pedra: de Pedro e Inês











Túmulos de Pedro e Inês: um amor de pedra.

Para quem não sabe, talvez só os não portugueses, o nosso rei medieval D. Pedro I apaixonou-se pela aia da sua legítima esposa. Após a morte desta última, afirmou ter casado em segredo com Inês de Castro, com quem teve filhos. Mas a família Castro, castelhana, era demasiado poderosa. Um casamento deste tipo poderia fazer Portugal perder a independência, o que estava sempre eminente com as sucessões dos reis e rainhas. Assim, o rei Afonso IV, pai de D. Pedro, mandou matá-la.

Fez bem, fez mal? Fez algo que levou o filho a ser um herói "romântico", apesar de ter obtido o cognome de Pedro o Cru, O Cruel e mesmo, o Justiceiro. E apesar de ter tido inúmeros filhos bastardos de outras mulheres, um dos quais virá a ser o nosso grande rei D. João IV.

Logo que tomou o poder, D. Pedro I matou os matadores de Inês, alegadamente com requintes de crueldade, se bem que tivessem apenas cumprido ordens do rei seu pai.

 Além disso, mandou desenterrar Inês, coroou-a rainha (equilíbrio talvez difícil, já que foi decapitada) e mandou toda a corte beijar-lhe a mão. Alguns desmaiaram. 

Depois, mandou construir estes dois magníficos túmulos, que devem ser os mais belos do mundo. Foram colocados um de cada lado da nave central do Mosteiro de Alcobaça.

A cabeceira do de Dom Pedro tem a roda da vida, não a budista e hindu, mas sim a cristã, como se vê nas quarta e quinta fotos. 

A parte posterior do túmulo de Inês de Castro representa o Juízo Final, com os Bem Aventurados vestidos de branco a entrarem pela porta da Jerusalém Celeste (à esquerda) e os maus a serem devorados pelo Leviatã (à direita).


Como se vê na última foto, realizam-se casamentos entre os dois túmulos, sendo frequente a noiva depositar o ramo de noiva no túmulo de Inês, que lá repousa tranquila, após as Invasões Francesas lhes terem destruído parte dos túmulos e lhes terem espalhado os ossos pela nave. Aparentemente foram os portugueses a fazer isso, esperando encontrar jóias lá dentro.

Creepy!!!


Sem comentários: